Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Posição do FEJUNES sobre II Conferência Estadual de


O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES vem a público manifestar que NÃO PARTICIPARÁ do processo da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será promovida pelo Governo Estadual.

Consideramos que esse Governo não apresenta nenhum sinal de diálogo com os movimentos sociais organizados, sobretudo com o Movimento Negro Capixaba. Essa Conferência tem tudo para ser mais um evento com o objetivo exclusivo de tentar esconder a real situação do povo negro e simular um esforço do Governo em resolver nossos problemas.

Sabemos que, atualmente o estado do Espírito Santo apresenta uma das maiores taxa de extermínio da juventude negra. Basta analisarmos os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) que constataremos essa triste realidade. Somente nos meses de janeiro e março de 2009, o estado registrou mais de 497 assassinatos. Desse número, 50% são de jovens com idade de 15 a 29 anos, sendo que deste total 93,6% são negros/as.

É preciso que o Governo Paulo Hartung adote medidas efetivas para promoção do nosso povo. Não podemos legitimar espaços que são para camuflar a situação de calamidade que vivemos em nosso estado.

Cabe ainda ressaltar, que não tivemos avanços significativos no que se refere à adoção de políticas de promoção da igualdade racial após a I Conferência Estadual. Pelo contrário, enxergamos vários pontos que evidenciam um verdadeiro retrocesso.

A lei 7.723/04, que institui a Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial, até hoje não foi regulamentada; o Estado adota um modelo de segurança pública altamente repressor; o governo PH se coloca contra a luta das comunidades quilombolas e ao lado dos grande latifundiários; os direitos sociais são renegados a terceiro plano em favor do investimento em “grandes projetos”; o crime organizado ainda permeia as instituições públicas etc.

Dessa forma, reafirmamos nossa luta em prol da implementação de políticas de promoção da igualdade racial em nosso estado, mas não pretendemos legitimar esse tipo de processo que, simplesmente, serve para maquiar a realidade do nosso povo, sobretudo da juventude negra capixaba.

Seguiremos firmes na luta e não desanimaremos perante pequenos obstáculos.

Axé!

Espírito Santo, 21 de abril de 2009.

Fórum Estadual de Juventude Negra – FEJUNES



Maiores Informações:

www.fejunes.blogspot.com
fejunes_es@yahoo.com.br
Tel.: (27) 9920-7614

Nenhum comentário: