Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FEJUNES realiza Ato Público contra o racismo nesta sexta-feira

O Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES - em parceria com a Gerência de Políticas de Raça da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Vitória e o Centro de Referência da Juventude, realizará nesta sexta-feira (03/04/09), a partir das 15 horas, Ato Público Pela Eliminação da Discriminação Racial e Contra a Violência sofrida, especialmente, pela juventude negra.

O Ato Público é mais uma ação dentro da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra e pretende dar visibilidade a essa luta e convocar mais uma vez a sociedade para se mobilizar no enfrentamento ao racismo e à violência.

Só no início deste ano já foram registrados mais de 497 assassinatos em nosso estado. Desse número, 232 são de jovens negros, ou seja, quase a metade. Esses jovens exterminados são em sua maioria moradores de bairros periféricos do nosso estado. Além disso, cenas de racismo são cotidianamente vividas por esse segmento, que não conta com políticas públicas que sejam verdadeiramente eficazes na superação desse quadro.

Durante o Ato haverá o lançamento da Cartilha “Racismo: tô fora”, produzida pelo FEJUNES, que aborda a violência e o racismo sofridos pela juventude negra. Também terá falas de representantes de entidades negras e dos demais movimentos sociais e panfletagem junto à população.

Logo após o Ato Público, haverá uma programação Político-cultural no Centro de Referência da Juventude de Vitória, a partir das 18 horas. Lá acontecerá a exibição do vídeo “Mais Um”, também produzido pelo FEJUNES, seguido de debate, além de apresentações de uma banda de Congo, do Grupo Teatral do Odomodê e das bandas Preta Hoots (Rap) e Rasta Cristhian (Reggae).

Ações 2009

O FEJUNES começou 2009 com todo o gás e pretende manter esse ritmo durante o ano inteiro. No final de semana passado (28 e 29/03) ocorreu em Colatina/ES o Curso de Formação “Mulher: negra e guerreira”. A atividade foi um sucesso e na oportunidade foi lançado o Coletivo de Mulheres do FEJUNES.

Ainda para o mês de abril estão previstas a realização da Oficina “racismo, violência e juventude: um bate-papo necessário” em escolas e a realização de um Seminário sobre extermínio da juventude negra.

O Fórum ainda conta com um calendário extenso de ações para todo o ano. Em 2009 acontecerá o Encontro da Juventude Negra e Indígena; a reabertura do Grupo de Estudos Afro-brasileiros na UFES; a publicação do Relatório da primeira Fase da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra; o III Encontro Estadual da Juventude Negra Capixaba e a Marcha Estadual no Dia da Consciência Negra entre outras atividades.

O objetivo dessas ações é fortalecer o processo de organização da juventude negra no estado e contribuir efetivamente para a luta contra o racismo e as demais opressões.

Maiores Informações:
fejunes_es@yahoo.com.br
www.fejunes.blogspot.com
(27) 9920-7614 (Lula)

Nenhum comentário: