Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

sexta-feira, 27 de março de 2009

Curso de Formação "Mulher: negra e guerreira"

O IV Curso de Formação Política “Mulher: Negra e Guerreira”, assim como todas as vitórias das mulheres, não foi um espaço concedido, mas sim conquistado. Portanto, representa um marco histórico para o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

Com pouco mais de um ano, o Fejunes vem se constituindo em um espaço de organização, debate e resistência desse segmento da juventude capixaba, numa perspectiva autônoma, afrocentrada, quilombola, militante, democrática e combativa na luta anti-racista, contra qualquer forma de opressão e pela emancipação do povo negro.

É por isso que nós, mulheres negras fejunianas, nos propomos a colocar na pauta o debate sobre as relações de gênero e as opressões específicas contra a mulher. Compreendemos que as relações entre homens e mulheres são construções sócio-culturais, por isso acreditamos que elas podem (e devem) ser revisadas, questionadas e, sobretudo, transformadas.

Sabemos que a igualdade entre os gêneros ainda é uma realidade distante, sobretudo para as mulheres negras. Ainda somos as que mais sofrem com a discriminação, com a violência, com a exclusão e com a pobreza. Por isso, propomos que o IV Curso de Formação Política seja um espaço de reflexão e amadurecimento desse debate, assim como espaço para pensar formas de desnaturalizar e superar cotidianamente essas formas de opressão.

Nesse sentido, março de 2009 torna-se um marco para o início da organização das jovens mulheres negras capixabas. O lançamento e organização do Coletivo de Mulheres do Fejunes vem para mostrar a força e a coragem dessas mulheres na luta pela emancipação feminina e na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Programação:
Sexta-Feira Dia 27/03/09
18 horas - Saída de Vitória
Sábado 28/03/09
08 horas - Café da manhã09 horas - Abertura do encontro
09h30 - Debate: “ Relações de gênero: um histórico da opressão feminina”
12 horas - Almoço14 horas - Debate: “As violências contra a mulher”
16 horas - Intervalo
16h30 - Dinâmica
18 horas - Jantar
19h30 - CineMulher20h30 - Festa Afro
Domingo 29/03/09
08 horas - Café da manhã
09 horas - Debate: “A saúde da mulher negra e o Aborto”
11 horas - Teatro do Oprimido
12 horas - Almoço
14 horas - A mulher negra e as religiões de matriz africana Lançamento: Coletivo de Mulheres do Fejunes

Nenhum comentário: