Fonte: Gazeta online
20/11/2008 - 11h16 ( - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Nesta quinta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra. Para marcar a data, o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), em parceria com outros setores do movimento negro e demais movimentos sociais, realizará a Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra Capixaba, no Centro de Vitória.
A partir do meio-dia, os manifestantes vão sair da Casa Porto, na Avenida Jerônimo Monteiro, e vão passar pelos prédios da Promotoria de Justiça, Fórum de Vitória e Palácio Anchieta. Nesses órgãos serão protocolados documentos com as reivindicações de políticas públicas específicas para a juventude negra, de acordo com a organização. O encerramento da atividade será em frente ao Museu Capixaba do Negro, no Parque Moscoso, com apresentações culturais, que visam valorizar os símbolos da cultura negra.
O objetivo da marcha, segundo a Fejunes, é denunciar o extermínio físico e cultural sofrido pela juventude negra, lembrar a imortalidade da luta de Zumbi dos Palmares e retomar as mobilizações sociais de rua do Movimento Negro, através da interação com os demais movimentos sociais. De acordo com Vivian Souza Meira, integrante da Coordenação de Comunicação do Fórum, a marcha representa um marco na luta do povo afrodescendente por reconhecimento, reparações e condições dignas de vida. "É um ato que visa cobrar do poder público ações mais efetivas que atendam nossas demandas, sobretudo na área de Segurança Pública", avalia a jovem assistente social.
A marcha é mais uma atividade da Campanha Contra o Extermínio da Juventude Negra, organizada pelo Fejunes e lançada no último dia 13 de maio. Ainda dentro da Campanha, será lançado o vídeo ?Mais um?, produzido pelo Fórum, sobre violência, racismo e juventude.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário