Fonte: Século Diário
Da Redação
O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20) em todo o País, será marcado no Espírito Santo pela Marcha Estadual Contra o Extermínio na Juventude Negra Capixaba. A organização do evento é do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), em parceria com outros setores do movimento negro e outros representantes de movimentos sociais.
A partir do meio-dia, os manifestantes ocuparão as principais ruas do Centro de Vitória, saindo da Casa Porto, próximo ao Parque Gruta da Onça, seguindo em frente a órgãos públicos, como Promotoria de Justiça, Fórum de Vitória e Palácio Anchieta. Nesses órgãos serão protocolados documentos com as reivindicações de políticas públicas específicas para a juventude negra.
A marcha será encerrada com apresentações culturais em frente ao Museu Capixaba do Negro, buscando valorizar os símbolos da cultura negra.
Os organizadores do evento querem denunciar o extermínio físico e cultural sofrido pela juventude negra e relembrar a luta de Zumbi dos Palmares. Outra idéia é retomar as manifestações de rua do Movimento Negro capixaba com a interação dos demais movimentos sociais.
O Fórum argumenta ao público que a marcha representa um marco na luta do povo afrodescendente por dignidade. Os integrantes do Fórum querem denunciar o descaso da Segurança Pública e as precárias condições de vida da população negra, ilustradas pelo racismo pulverizado em diversos meios de comunicação. O evento é mais uma atividade da Campanha Contra o Extermínio da Juventude Negra, organizada pelo Fejunes e lançada no último dia 13 de maio.
Clique aqui para conhecer o Fejunes:www.fejunes.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário