Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Marcha estadual marca o dia da Consciência Negra


Fonte: ESHOJE


Lorena Storanilorenastorani@eshoje.com.br






Nesta quinta-feira (20) é comemorado o dia da Consciência Negra, que lembra a luta de Zumbi dos Palmares contra a escravidão. Para marcar a data, o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) promoveu uma marcha contra o extermínio da juventude negra.





De acordo com Jefferson Junior, representante da Fejunes, o Fórum traçou o perfil das vítimas de homicídios no Brasil e no Espírito Santo. Os dados analisados são do mapa do crime e pesquisas realizadas por prefeituras. De acordo com Junior, 70% das vítimas de homicídio são negros, jovens e moradores de bairros carentes, com baixos Índices de Qualidade Urbana (IQU).


O objetivo da marcha, segundo Junior, é denunciar o extermínio físico e cultural sofrido pela juventude negra, lembrar a imortalidade da luta de Zumbi dos Palmares e retomar as mobilizações sociais de rua do Movimento Negro, através da interação com os demais movimentos sociais.


Aproximadamente 300 pessoas participam nesta quinta-feira (20) da marcha. Os manifestantes saíram da Casa Porto, na Avenida Jerônimo Monteiro e já passaram pelos prédios da Promotoria de Justiça, Fórum de Vitória e Palácio Anchieta.


Por causa da passeata, o trânsito em algumas avenidas do Centro da capital ficou complicado e fluía lentamente. Motoristas que passavam pela Avenida Jerônimo Monteiro, por exemplo, tiveram de ter paciência por conta da lentidão, já que os manifestantes ocuparam duas das três faixas da via. O engarrafamento chegou até a Escola Técnica.


De acordo com Junior, a Campanha de Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra está em andamento desde maio deste ano com diversas ações. Foram realizadas palestras e debates em escolas, para agentes da Guarda Civil, e alunos recém-formados da Polícia Militar.


Além de movimentos sociais, ainda participam do movimento várias crianças e adolescentes, além de alunos de escolas municipais de toda a Grande Vitória. Para chamar atenção à reivindicação, as pessoas seguram faixas e cruzes, que simbolizam a morte de jovens negros da periferia.O encerramento da atividade aconteceu em frente ao Museu Capixaba do Negro, no Parque Moscoso, com apresentações culturais, que visam valorizar os símbolos da cultura negra.


O objetivo da marcha, segundo a Fejunes, é denunciar o extermínio físico e cultural sofrido pela juventude negra, lembrar a imortalidade da luta de Zumbi dos Palmares e retomar as mobilizações sociais de rua do Movimento Negro, através da interação com os demais movimentos sociais.

Nenhum comentário: