Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Fórum da Juventude Negra cobra do Governo Paulo Hartung a adoção de políticas públicas


Após uma caminhada que começou na avenida Jerônimo Monteiro e foi até o Palácio Anchieta, realizada nesta quinta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, os membros do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) cobraram do Governo Paulo Hartung a adoção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e ao "extermínio" dos jovens negros. O documento foi protocolado no Executivo Estadual.

"A juventude negra amarga os piores indicadores sociais e econômicos, somos os primeiros quando se fala em desemprego ou subemprego, acesso a ensino de péssima qualidade, atendimento à saúde precário, analfabetismo, pessoas em situação de rua. (...) Os índices de homicídios crescem a cada dia e, na maioria dos casos, as vítimas são jovens negros e pobres", registraram os jovens na carta encaminhada ao Governo.

Entre as reivindicações do Fórum está a implementação imediata na rede estadual de ensino da Lei 10639/2003, que torna obrigató ria a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Os jovens também querem a adoção de cotas nos concursos públicos promovidos pelo Estado de acordo com o número de afros-descendentes na população capixaba, bem como cursos de formação para policiais civis e militares sobre relações raciais e legislação antidiscriminatória.

No total, doze propostas foram encaminhadas ao governador. "É uma referência às doze décadas de falsa abolição", afirmou o membro do Fejunes Luiz Inácio Silva Rocha. Marcha A Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra Capixaba reuniu integrantes do Fejunes, estudantes das redes estadual e municipais da Grande Vitória e sindicalistas, entre esses as diretoras do Sindicato dos Bancários Rita Lima e Ângela Barone.

Os manifestantes saíram às ruas no início da tarde com cruzes de madeira nas mãos, simbolizando as centenas de jovens negros assassinados no Espírito Santo. Segundo Luiz Inácio Silva da Rocha, dados da Secretaria Estadual de Segurança aos quais o Fejunes teve acesso apontam que ocorreram neste ano no Espírito Santo aproximadamente 1.600 assassinatos. Desse total, 80% eram jovens, ou seja, 1.280 vidas perdidas. O representante do Fejunes destaca, ainda, que desse universo de jovens assassinados, 85% eram negros, ou seja, um total de 1.088.

Nenhum comentário: