Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FEJUNES participa do lançamento do Fórum Estadual Contra a Violência no ES

04/08/2009 - 11:16:22
http://www.irohin.org.br/onl/new.php?sec=news&id=4647


O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES participou neste sábado (01/08) do Encontro Estadual Popular Pela Vida e por Outra Segurança Pública, ocorrido no Calir, em Viana/ES.

O Encontro discutiu sobre os assustadores números da violência e criminalidade que assombram o estado e lançou um manifesto que aponta diretrizes para construção de um novo modelo de segurança pública. Ao final do Encontro também foi lançado o Fórum Estadual Contra a Violência, que pretende manter a discussão sobre o tema e mobilizar as entidades que militam nessa área.

O evento contou com um painel principal que foi “Um novo modelo de segurança pública é possível” ministrado pela Professora da UFES, Dra. Vanda Valadão – Coordenadora do Curso de pós-graduação em Segurança Pública. O painel ocorreu durante toda manhã e o debate foi extremamente positivo.

Na parte da tarde aconteceu uma roda de debate, onde foram discutidos os seguintes temas: Controle Social; Acesso à Justiça; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Juventude, Racismo e Extermínio; e Segurança Pública na perspectiva de gênero e diversidade sexual.

A discussão sobre Juventude, Racismo e Extermínio foi facilitada pelo Coordenador do FEJUNES, Luiz Inácio Silva da Rocha, que ressaltou a comprovação do extermínio da juventude negra que está em curso no país. Ele ainda revelou que além do extermínio direto manifestado pelos altos índices de homicídios, a juventude negra também é alvo de um extermínio indireto que é provocado pelo racismo institucional vivenciado cotidianamente pelo segmento, que priva milhares de jovens em ter acesso a direitos fundamentais.

A ideia agora é dar continuidade a consolidação do Fórum Estadual Contra a Violência lançado no Encontro e fortalecer a luta em torno desse tema. De acordo com o Coordenador do FEJUNES, Luiz Inácio Silva da Rocha, “Estamos dispostos a forçar o governo a repensar o modelo de segurança pública em curso no estado. Não podemos mais aceitar que nossa juventude continue sendo exterminada sem que medidas efetivas sejam adotadas”.

As entidades que assinam o Manifesto pretendem marcar uma nova reunião para apontar quais serão as próximas ações do Fórum. Além disso, uma delegação eleita no Encontro do último sábado representará o Espírito Santo no Encontro Nacional Popular pela Vida e Outra Segurança Pública, que acontecerá nos dias 13 a 16 de agosto de 2009, em Salvador/BA.

Nenhum comentário: