Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vídeo “Mais Um” é premiado no Festival Visões Periféricas

O vídeo-documentário “Mais um” dirigido por Thayane Guedes e Bruna Gati do Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua foi premiado neste domingo no Festival Visões Periféricas, ocorrido no Rio de Janeiro entre dos dias 21 e 26 de julho. O Prêmio entregue ao vídeo foi o da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Rio de Janeiro – ABDeC/RJ.

O Vídeo é uma das ações da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra que, desde maio do ano passado, vem denunciando o racismo e a violência sofridos por esses jovens. A Campanha é promovida pelo Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES e conta com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

O documentário trás uma abordagem crítica sobre o extermínio enfrentado pela juventude negra. Ele reflete tanto aspectos do extermínio físico, evidenciados pelos altos índices de homicídios contra jovens negros; quando aspectos do extermínio simbólico, abordando relatos de jovens vítimas do racismo institucional, com ênfase na situação das jovens negras.

Ao entregar o prêmio, o representante da ABDeC-RJ destacou que “discutir o viés racista dos diferentes tipos de extermínio da população pobre do país hoje ainda é uma atitude de coragem e resistência”. Ele ainda frisou ao comentar sobre o vídeo que “debruçados sobre a realidade do Espírito Santo, jovens abordam uma problemática que hoje é nacional e sem dúvida merece maior discussão na sociedade”.

O documentário foi lançado no dia 18 de novembro de 2008, durante programação da Semana da Consciência Negra da UFES, e de lá pra cá já foi exibido em diversas oportunidades. Ele também está sendo utilizado durante as Oficinas promovidas pelo FEJUNES que discutem os temas refletidos no vídeo.

Além de depoimentos de militantes do próprio Fórum, o vídeo conta com a participação de jovens de bairros estigmatizados da Grande Vitória como, por exemplo, São Pedro, Nova Rosa da Penha, Terra Vermelha e Feu Rosa.

Agora o FEJUNES, ainda dentro da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, pretende produzir novamente em parceria com o Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua um novo vídeo que documentará o processo de organização da juventude negra capixaba e suas experiências de mobilização contra o extermínio.

Maiores Informações:
www.fejunes.blogspot.com
fejunes_es@yahoo.com.br

Um comentário:

Jônatas Nery disse...

tem como postar o video, não?