Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pesquisa comprova extermínio de adolescentes e jovens no Brasil


Pesquisa divulgada nesta terça-feira (21/07) pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Observatórios de Favelas e UNICEF comprova a situação de extermínio vivida por adolescentes e jovens em nosso país.

Segundo os dados divulgados, mais de 33,5 mil jovens de 12 a 18 anos deverão perder a vida por homicídio entre 2006 e 2012, caso os índices de violência no Brasil não se alterarem nos próximos anos. Ainda de acordo com os estudos, a média de adolescentes assassinados no país antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil. Número totalmente absurdo, já que uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero.

O Espírito Santo novamente assume posição destacada entre as cidades que apresentam o Índice de Homicídios de Adolescentes – IHA elevado. Cariacica ocupa a terceira posição, seguida de Linhares e Serra, respectivamente em quinto e sexto lugar.

De acordo o Coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra – FEJUNES, Luiz Inácio Silva da Rocha, 24 anos, essa pesquisa, infelizmente, vem comprovar a denúncia feita pelo Fórum desde o lançamento da Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, no início de 2008. “Os números mais uma vez revelam que adolescentes e jovens são os que mais sofrem com a violência”. Ele afirma ainda que, “Essa situação evidencia o extermínio da juventude, sobretudo da juventude negra que apresenta risco quase três vezes maior em comparação aos brancos”.

Segundo o Coordenador do FEJUNES, além do aumento no investimento em políticas sociais, “É preciso pensar um novo modelo de segurança pública. Não dá para pensar somente em ‘pirotecnia’ e em projetos que não alcançam os que verdadeiramente necessitam. O governo precisa ouvir a sociedade e elaborar um Plano de Segurança Pública que esteja comprometido com o respeito aos direitos humanos e que garanta a participação dos setores populares nos espaços de discussão de medidas de enfrentamento à violência”.

O Fórum desenvolve, desde maio de 2008, à Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra que tem o objetivo de denunciar os altos índices de homicídios entre o segmento e mobilizar a sociedade a lutar contra essa situação. Durante a Campanha já foram realizadas oficinas em escolas, com policiais militares e guardas municipais, seminários, atos públicos, debates, panfletagens dentre outras atividades.

Nenhum comentário: