Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Juventude Negra Capixaba inicia atividades do mês da Consciência Negra

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES inicia nessa quinta-feira (13/11) suas atividades do mês da Consciência Negra. Dentre a programação se destacada as diversas atividades conjuntas que o Fórum promoverá com outras organizações do movimento negro.

O início das atividades ficará por conta do Grupo de Estudo Afro-brasileiro que se reuni nessa quinta-feira na UFES, com a discussão do texto “A definição da Consciência Negra”, de Steve Biko. O encontro está marcado para às 19 horas, no Salão Rosa do CCJE. Logo após os participantes se confraternizarão com comes e bebes.

Dando continuidade a série de atividades, na segunda-feira (17/11) será a abertura da I Semana da Consciência Negra da UFES, promovida pelo DCE/UFES em parceria com o Fórum. Na atividade inaugural acontecerá uma Cerimônia realizada pelas Religiões de Matriz Africana, em frente ao Restaurante Universitário.

A I Semana da Consciência Negra da UFES vai do dia 17 até o dia 21 e além da Cerimônia serão promovidos Seminários, Rodas de Conversa, Exibição de Vídeos e uma Festa Africana no encerramento. A programação completa pode ser vista em
www.semanadaconsciencianegra.blogspot.com .

O FEJUNES também realizará atividades no interior do estado. Com a parceria dos movimentos sociais locais, o Fórum participará da realização da I Semana de Ativismo de Colatina. Na oportunidade será lançado o vídeo produzido pelo Fórum e também rolará uma discussão sobre Extermínio da Juventude Negra. O lançamento do vídeo está marcado para o dia 18, na Casa da Cultura de Colatina.

A atividade principal do FEJUNES no mês de novembro ficará por conta da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, que acontecerá no dia 20. A Marcha, que está sendo promovida juntamente com outros setores do movimento negro e do movimento social, tem como objetivo denunciar o extermínio sofrido diariamente pela juventude negra e cobrar medidas efetivas para o seu enfrentamento. Ela acontecerá no Centro de Vitória com concentração a partir das 12 horas na Casa Porto e encerramento em frente ao Museu Capixaba do Negro, no Parque Moscoso.

Continuando o calendário, o Fórum promoverá também, juntamente com outras organizações, o Seminário “Ações Afirmativas no Contexto Constitucional”, que terá o intuito de aprofundar as discussões sobre a constitucionalidade dessas políticas. O Seminário acontecerá no dia 27 e na oportunidade serão discutidas ações efetivas em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade argüida pelo Ministério Público Estadual contra a reserva de vagas nos concursos público da Prefeitura de Vitória.

Para finalizar as atividades do mês da Consciência Negra o FEJUNES, em parceria com jovens das aldeias indígenas de Aracruz, realizará o I Encontro Estadual da Juventude Indígena e Juventude Negra. O Encontro, que será nos dias 29 e 30, tem o objetivo de discutir pautas conjuntas entre os dois segmentos e organizar ações futuras no sentido de integrar a luta desse povo. Ele acontecerá na Aldeia de Caieiras e a expectativa é reunir uma boa quantidade de jovens.

O FEJUNES entende que é de grande importância o fortalecimento das atividades no mês de novembro como forma de potencializar a luta contra o racismo e lembrar da imortalidade de Zumbi dos Palmares. Durante todas as atividades o Fórum estará propondo a continuidade dessas ações conjunta, na busca de obtermos maiores avanços na conquista de nossas reivindicações.

Maiores Informações:
fejunes_es@yahoo.com.br
www.fejunes.blogspot.com
Tel.: (27) 3132-1820 / 9932-7062

Nenhum comentário: