Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Relator da ONU publica relatório e reconhece que as principais vítimas de homicídios no Brasil são jovens, negros e pobres

O Relator Especial da ONU sobre Execuções Extrajudiciais, Sumárias e Arbitrárias, Dr. Philip Alston, divulgou nessa segunda-feira o Relatório produzido após sua visita ao Brasil, em novembro do ano passado.

Ele afirma que, “Os homicídios são a principal causa de óbitos na faixa etária de 15 a 44 anos, e as vítimas são na sua esmagadora maioria jovens, do sexo masculino, negros e pobres”. Ainda revela que à maioria dessas mortes são praticadas pela Polícia e sua preocupação no momento do registro. “Todas as mortes praticadas por policiais devem ser registradas como as demais mortes e ser investigadas a fundo. O sistema atual é um “cheque em branco” para as mortes praticadas pelos policiais”.

Philip salienta que, “A percepção de que as operações policiais são planejadas com a finalidade de matar pobres, negros e jovens do sexo masculino surpreende por ser a corrente geral. A retórica oficial de “guerra”, a compra de equipamentos bélicos e os símbolos policiais violentos servem apenas para fazer com que tais opiniões sejam aceitas por todos”.

Segundo o Relator da ONU, “Muitos policiais também estão envolvidos com diferentes níveis de corrupção e extorsão. A corrupção e o segundo emprego por si só já causam danos, mas a tolerância do alto escalão contribui para uma cultura de impunidade onde os policiais sabem que podem operar à margem da lei. É importante ressaltar que isso também cria um contexto onde os policiais podem escolher colaborar ou competir com os grupos do crime organizado, o que aumenta a probabilidade dos policiais se envolveram com milícias e esquadrões da morte”.

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES entende que essas constatações feitas pelo Relator da ONU comprovam a situação de extermínio que a juventude negra enfrenta no dia-a-dia. Jovens são executados constantemente, sobretudo na região metropolitana, sem que haja investigações e punições dos assassinos, que em muitos casos são policiais.

O FEJUNES acredita que é necessário dar maior visibilidade a luta contra a violência sofrida pela juventude negra, no sentido de cobrar medidas efetivas para reverter essa situação. Não podemos mais aceitar que nossos irmãos sejam exterminados todos os dias e nada seja feito. Com vista no desejo de mudar esse quadro, o Fórum está desenvolvendo a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.

A Campanha pretende contribuir com o enfrentamento dessa problemática, alertando à sociedade capixaba sobre a necessidade de proteger nossa juventude. Durante a Campanha o Fórum realizará oficinas juntos aos operadores do sistema de justiça e segurança pública, bem como junto aos jovens de comunidades populares, refletindo sobre o tema. Além disso, a intenção é de realizar audiências públicas, seminários, caravanas e atos públicos a fim de mobilizar a sociedade e dar um basta aos altos índices de homicídios que vitima centenas de jovens em nosso estado.

Nenhum comentário: