Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Juventude Negra realiza mais uma etapa de seu Plano de Formação

Dezenas de jovens participaram nesse final de semana, dias 13 e 14 de setembro de 2008, da III Etapa do Plano de Formação da Juventude Negra Capixaba. O tema central deste encontro foi "Juventude: concepção e desafios". O curso aconteceu no Sítio Histórico de São Mateus/ES, lugar marcado pela história por ter sido a porta de entrada dos negros em nosso estado.

As atividades deste curso iniciaram-se com a apresentação de Camila Valadão, que é Assistente Social e integrante do Núcleo de Estudos Sobre Juventude e Protagonismo - NEJUP/UFES num painel que abordou o tema central dessa III Etapa. À tarde, os jovens estiveram presentes no Quilombo de Angelim I, em Conceição da Barra, onde ouviram exposições sobre "Territorialidade e a luta dos Quilombolas" feita pelo jovem quilombola Terezino e "Agroecologia" feita por João, membro da FASE/ES. Na comunidade houve discussões e interações dos participantes com os quilombolas, o que permitiu o compartilhamento de algumas experiências de luta e resistência.

Ainda na noite de sábado, de volta ao Sítio Histórico, rolou uma atividade cultural às margens do Rio Cricaré, regada com bastante batucada e descontração. No domingo a atividade teve continuidade com a exposição da Coordenadora do FEJUNES, Vivian Meira, num painel que abordou o tema "Protagonismo e Participação Política da Juventude, na perspectiva da luta étnico-racial". Logo após, o historiador Igor Vitorino apresentou o painel "Extermínio da Juventude Negra: desafios para sua superação".

Durante todos os painéis e exposições os jovens participaram ativamente, refletindo sobre os desafios que estão colocados para juventude negra no processo de organização e a contribuição do segmento na luta pela emancipação do povo negro.

Ao final do evento foi realizada uma Plenária de Avaliação, onde os participantes identificaram sugestões e questões que poderão ser melhoradas para as próximas formações. Além disso, à grande maioria dos participantes elogiaram e se envolveram com a iniciativa, se comprometendo a continuar na luta com o FEJUNES.

O encerramento do curso aconteceu com um almoço de confraternização e, simultaneamente, com a exibição do Vídeo a "Retomada do Linharinho", produzido durante a última ocupação ocorrida naquela comunidade quilombola do Sapê do Norte.

O curso, além de contar com a presença de integrantes do FEJUNES, contou com a participação marcante de militantes de outros movimentos que contribuíram com o debate, principalmente à juventude indígena. No mais, também se registrou uma participação elevada de jovens que nunca tiveram a oportunidade de participar de uma atividade política com esse perfil.

A III Etapa do Plano de Formação da Juventude Negra Capixaba contou com o apoio da FASE/SAAP que financiou boa parte dos recursos aplicados em sua realização, possibilitando que o FEJUNES desenvolvesse essa atividade com total autonomia.

Os Coordenadores do FEJUNES avaliaram que o evento foi um sucesso. A idéia agora é dar continuidade ao processo de formação, conectado com as lutas conjunturais que estão colocadas para o Fórum, principalmente no que tange ao enfrentamento do Extermínio da Juventude Negra.

A próxima etapa do Plano de Formação terá o tema "Mídia e Comunicação Social: empoderar a juventude negra para transformar" e acontecerá no mês de dezembro, provavelmente, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES, no sul do estado.

Maiores Informações:
(27) 8163-7043 / (27) 9931-2566
fejunes_es@yahoo.com.br
http://www.fejunes.blogspot.com/

Nenhum comentário: