Seja bem-vindo!!!

Você está no blog do Fórum Estadual da Juventude Negra, o FEJUNES!
Aqui, você vai ficar por dentro de tudo o que acontece em relação a juventude negra, além de saber tudo o que acontece no fórum.

Boa leitura a tod@s!!!
Axé!!!


Coordenação de Comunicação do FEJUNES

terça-feira, 10 de junho de 2008

Juventude Negra Capixaba realiza II Etapa do seu Plano de Formação

Com o tema “África: Ancestralidade, Cultura e Resistência” o Fórum Estadual de Juventude Negra – FEJUNES realizou no último final de semana, dias 17 e 18 de maio, o seu segundo Curso de Formação. O evento aconteceu na cidade de Serra, em Jacaraípe e reuniu jovens de diversos municípios da Grande Vitória e do interior do estado.
A abertura do Curso, no intuito de rememorar tradições e a cultura afro se desenvolveu á partir de uma mística ao som de tambores, que permitiu aos participantes refletirem sobre sua ancestralidade e as contribuições do povo negro para formação da sociedade brasileira.
O primeiro painel sob o título “Quilombo: Resistência e Ancestralidade” foi exposto pela Coordenadora do FEJUNES e Historiadora, Naciete Firmiano. Essa fez um resgate histórico da formação dos quilombos e expôs ricas informações sobre o processo de resistência desenvolvido pelo povo negro no país. Durante sua exposição foi possível identificar entre a juventude presente o grande interesse na descoberta e resgate sobre suas origens.
Durante a tarde, o clima do Curso foi envolvido por uma grande animação e espiritualidade com a apresentação do segundo painel que teve como tema “Religiões de Matrizes Africana: elemento da cultura negra” facilitado pelo Pai Rogério D’Yansã. Este painel, na verdade, foi um longo e prazeroso bate papo sobre a religiosidade de matrizes africana, que permitiu à juventude presente a possibilidade de avançar em suas concepções sobre religião e no enfrentamento à intolerância sob quaisquer formas.

Ao final do dia, a animação foi por conta da juventude presente que levando em consideração suas potencialidades, organizaram a Noite Cultural que seguiu embalada por muita música, batucada, agitação e comida africana.
A manhã de domingo abriu-se com nova mística que ressaltou a importância e o respeito quanto à efetiva integração entre os quatro elementos da natureza, que são elementos de fundamental importância para a cultura negra.
Após o momento de prazerosa interação, iniciou-se a exposição do terceiro Painel, que ficou por conta do Professor Gustavo Forde, Diretor do Centro de Estudo da Cultura Negra e Mestrando em Educação pela UFES. Neste painel com o título “África, diáspora e educação”, Gustavo fez um brilhante resgate histórico, onde expôs conceitos importantes ao reconhecimento da cultura afro e salientou a relevância da educação, não somente escolar, mas também prática para a emancipação do povo negro.
O encerramento do Curso, seguiu com o agradecimento do FEJUNES à presença dos participantes e dos palestrantes, bem como de todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do evento, e logo após a animação ficou por conta da confraternização que foi regada com uma deliciosa feijoada e muito bate papo, selando assim o clima harmonioso e envolvente do Curso.
De acordo com a Coordenação do FEJUNES, as seguintes etapas do curso de formação terão como tema: “Juventude: concepção e desafios”; “Comunicação Social e Mídia: a imagem do/a jovem negro/a” e “Políticas Públicas e Ações Afirmativas”. A próxima etapa ocorrerá no mês de julho e será numa comunidade quilombola do território do Sapê do Norte.
Esses Cursos fazem parte do Plano de Formação da Juventude Negra Capixaba que pretende contribuir com o processo de formação da identidade negra da juventude, contrapondo aos valores racistas presentes na sociedade e fortalecendo a organização da juventude negra no Espírito Santo.
Em breve o Fórum divulgará maiores informações sobre as próximas etapas e também sobre outras atividades realizadas durante os próximos períodos.

Maiores Informações:
(27) 8163-7043 / (27) 9931-2566

Nenhum comentário: